Toxicidade retiniana por uso de cloroquina
Retinopatia por cloroquina é lesão causada por toxicidade do medicamento hidroxicloroquina ou difosfato de cloroquina, medicamentos muito utilizados para o tratamento de artrite reumatoide, lúpus e malária.
A dificuldade de leitura, maior sensibilidade a luz, dificuldade de distinguir as cores podem ser os sintomas da doença, mas a maioria não causa perda visual até estágio mais avançado.
O risco de toxicidade é maior quanto maior a dose diária ou dose cumulativa. E como acompanhamento, recomenda-se avaliação anual após 5 anos de tratamento. Em paciente com doença retiniana prévia, doença renal ou tratamento com tamoxifeno, os exames para acompanhamento devem ser logo no início do tratamento com a cloroquina. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os exames de eletrorretinograma multifocal e eletrorretinograma de campo total, realizados no laboratório G6, são muito sensíveis na detecção de toxicidade retiniana e auxilia no diagnóstico diferencial.
Os principais diagnósticos diferenciais são: degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença de Stargardt, distrofia de cone-bastonete, distrofia coroidal areolar central e distrofia anelar concêntrica benigna.