Dezembro Laranja - Mês de prevenção ao câncer de pele
Dezembro é o mês de prevenção ao câncer de pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. Por isso, neste verão deve-se tomar todo o cuidado com a proteção, principalmente nos horários de maior incidência solar.
Mas você sabia que o câncer de pele também pode atingir o olho?
O melanoma, um dos tipos de câncer de pele, é caracterizado por manchas escuras na pele, podendo ser associada a pintas ou manchas de nascença. Apesar do aparecimento mais comum ser na pele, pode se manifestar em locais como olho, boca, unha, entre outros. No olho, pode acometer tanto a parte externa (íris) quanto a parte interna (coróide).
Dependendo da região e do tempo de acometimento, o paciente com melanoma pode não apresentar sintomas. Caso apresente, os sintomas podem incluir: manchas ou perdas no campo de visão, dificuldade em ambientes escuros, perda de visão.
O diagnóstico é feito pelo oftalmologista após exame clínico e exames auxiliares que avaliarão as estruturas oculares. Além disso, o melanoma (independente da região de aparecimento) pode causar alterações funcionais na retina. O exame utilizado para detectar essas alterações é o Eletrorretinografia (ERG) de campo total, que avalia a função das células retinianas, e é indicado mesmo que os exames de imagem apresentem resultados normais pois o ERG pode preceder as alterações anatômicas. Quanto mais precocemente essas alterações forem detectadas e consequentemente a intervenção acontecer, melhor prognóstico visual e sistêmico.