O que é acuidade visual?
Acuidade visual é uma das várias funções que compõem o sistema visual e é o parâmetro mais utilizado para avaliar a visão. É a habilidade do indivíduo de perceber detalhes finos de uma imagem.
O que é acuidade visual?
Acuidade visual é uma das várias funções que compõem a visão. É a habilidade do indivíduo de perceber detalhes finos de uma imagem. Quanto menor o detalhe que o indivíduo percebe, melhor é a acuidade visual.
É o parâmetro mais usado para avaliar a visão.
Como é feita a medida da acuidade visual?
A medida da acuidade visual é realizada utilizando símbolos, letras ou padrão de grades que diminuem de tamanho. O menor tamanho que o indivíduo identifica na distância padronizada representa o valor da acuidade visual.
- Tabela de optotipos: avaliação subjetiva com símbolos e letras
- Potencial Visual Evocado de varredura: teste eletrofisiológico com padrão de grades
- Cartões de Acuidade de Teller: método comportamental com padrão de grades
O Potencial Visual Evocado de Varredura auxilia na avaliação da visão de bebês e crianças pequenas.
E o que significa a notação 20/20 de acuidade visual?
A medida da acuidade visual comumente realizada no consultório é feita utilizando uma tabela com fileiras de letras ou símbolos (optotipos) que diminuem progressivamente de tamanho.
Quanto menor o tamanho do optotipo que o indivíduo consegue identificar, melhor a acuidade visual. Cada tamanho de símbolo é representado por um número, correspondente a distância na qual um olho normal é capaz de percebê-las: 20/200, 20/80, 20/40...
Mas o que isso significa?
A parte de cima da fração, o numerador, representado pelo número 20 corresponde a distância de 20 pés. Quando a tabela foi criada, pesquisadores determinaram qual seria o menor tamanho de objeto e em que distância esse objeto era percebido por pessoas com visão normal. Chegou-se então à distância padrão de 20 pés.
A medida de 1 pé equivale a 0,3 metros, então convertendo, 20 pés equivalem a 6 metros.
O número de baixo, denominador, representa a distância que o tamanho do optotipo é percebido por uma pessoa com visão normal.
Por exemplo: Um indivíduo só consegue enxergar a primeira linha da tabela (figura abaixo) a uma distância de 6 metros.
Neste exemplo, os optotipos representam a acuidade visual de 20/200. Isso significa que pessoa com visão normal consegue ler a uma distância de 200 pés (60 metros) o que o indivíduo avaliado consegue ler na distância de 20 pés (6 metros).
Ou seja, ele precisa estar mais próximo para perceber detalhes menores.
Desta forma, quanto maior o denominador, pior a acuidade visual, e quanto mais próxima do valor de 20, melhor a acuidade visual.
Mas é preciso estar a 20 pés da tabela para medir a visão?
As primeiras tabelas usavam a distância de 20 pés como base. Entretanto, nem todas os locais possuiam área suficiente para realizar a avaliação segundo o padrão da tabela. Desta forma, as tabelas foram ajustadas para outras distancias, modificando o tamanho os optotipos, para que tivessem a mesma correspondência em menor distância.
Todavia, a notação de Snellen (20/20) foi mantida, pois é mundialmente conhecida e utilizada até hoje para mensurar o valor da acuidade visual.