Retinoblastoma
O retinoblastoma é um tumor maligno ocular de maior frequência na infância. O tumor surge na retina e pode afetar gravemente a visão e se não tratado, é capaz de se estender para outras partes do corpo e levar ao óbito.
Definição
O retinoblastoma é um tumor maligno ocular de maior frequência na infância. O tumor surge na coroide (parte interna do globo ocular) e pode afetar gravemente a visão e se não tratado, é capaz de se entender para outras partes do corpo e levar ao óbito.
Pode ter caráter hereditário (genético) ou espontâneo e atingir um ou os dois olhos.
Sintomas e sinais
Nas fases iniciais, nem sempre é possível perceber os sinais. É importante manter um acompanhamento regular com o oftalmopediatra para manter a saúde dos olhos e possibilitar o diagnóstico precoce.
- Dificuldade para enxergar
- Leucocoria – Reflexo esbranquiçado observado no olho afetado em fotos tiradas com flash (em um olho saudável, o reflexo normal é vermelho)
- Estrabismo
- Dificuldade para movimentar os olhos
- Diferença de tamanho entre os globos oculares
- Dor ocular
- Olho vermelho
Diagnóstico
O diagnóstico é feito com avaliação do fundo de olho e exames complementares como ultrassonografia ocular, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Quanto mais precoce o diagnóstico for, melhor chances de cura. Como o tumor pode apresentar metástase, é necessária investigação nas demais áreas do corpo a procura de células alteradas.
Tratamento
As opções de tratamento são quimioterapia, radioterapia, termoterapia e havendo risco de vida pode ser realizada a enucleação (remoção do globo ocular).
Para avaliação da visão e do estado funcional da retina durante o tratamento é indicada a realização do Potencial Visual Evocado e Eletrorretinografia.
Testes eletrofisiológicos no retinoblastoma
Os testes eletrofisiológicos auxiliam o acompanhamento do tratamento e permitem a identificação precoce de alterações retinianas.
- Acuidade visual – O PVE de varredura é o exame indicado para medida objetiva da acuidade visual em crianças que não informam a visão.
- Processamento da via visual – O PVE por flashes de luz avalia a integridade da via máculo-occiptal, independente da acuidade visual e é mais indicado para casos com perda visual acentuada (AV pior que 20/400).
- Avaliação funcional da retina pelo Eletrorretinograma (ERG) de campo total.