Anatomia do olho
Conheça melhor a anatomia do olho e as funções desempenhadas por suas partes:
CÓRNEA
Estrutura transparente que recobre a parte posterior do olho.
É ricamente inervada, o que confere extrema sensibilidade a região (sensação de areia no olho). Ela funciona como uma grande lente, responsável por redirecionar os raios luminosos para dentro do olho.
ESCLERA
“Parte branca do olho”. Camada fibrosa que recobre externamente o globo ocular e promove suporte e proteção as estruturas internas do olho.
CONJUNTIVA
Membrana mucosa transparente que recobre a esclera e a parte interna das pálpebras. É ricamente vascularizada.
Auxilia na lubrificação dos olhos (produção de células componentes da lágrima) e auxilia na proteção do olho (reação a presença de microorganismos). Quando inflama, dá o aspecto de olho vermelho e é chamado de conjuntivite.
ÍRIS
“Parte colorida do olho”
Tecido conjuntivo composto por fibras musculares, vasos sanguíneos e células pigmentares, que promovem a cor dos olhos.
Controla a quantidade de luz que entra no olho por meio da regulação do tamanho da pupila, protegendo contra danos causados por excesso de luminosidade.
PUPILA
Orifício central da pupila, por onde a luz passa para dentro do olho. O tamanho da pupila é controlado pela contração muscular e se ajusta conforme a intensidade da luz.
Em ambientes claros, o anel de fibras musculares em torno da pupila se contrai, fazendo com que a pupila de feche (miose) e em ambientes escuros, o músculo dilatador da pupila aumenta a abertura pupilar (midríase)
HUMOR AQUOSO
Líquido transparente, de consistência aquosa, composto por sais dissolvidos (parecido com o plasma). É produzido nos processos ciliares e serve para nutrir a córnea, íris e o cristalino.
A drenagem do humor aquoso é importante, pois o acúmulo do líquido pode promover o aumento da pressão intraocular.
CRISTALINO
Grande lente biconvexa e transparente que tem por objetivo, assim como a córnea, redirecionar os raios luminosos para dentro do olho. É composta por proteínas. É também responsável pela habilidade do sistema visual de focalizar imagem de perto e longe por meio da acomodação (mudança no formato da lente).
Com a idade, esse poder de acomodação diminui, pelo enfraquecimento natural dos músculos e aparece a dificuldade para leitura.
A perda da transparência que ocorre pela idade leva a dispersão dos raios luminosos causando o embaçamento visual e sensação de névoa. A catarata é a opacidade do cristalino com alguma perda da qualidade visual.
CORPO CILIAR
Estrutura formada por músculos ciliares responsável pela contração do cristalino. Além disso, tem como função a produção do humor aquoso e secreta ácido hialurônico, uma das composições do humor vítreo.
HUMOR VÍTREO
Ocupa ⅘ do globo ocular e está localizado o cristalino e a retina. Tem como função a nutrição da retina e manter o formato do globo. É composto por um líquido transparente de aspecto viscoso composto por água, fibras de colágeno e ácido hialurônico.
RETINA
A retina é uma membrana fina que recobre a parede interna do olho. É formada por milhões de células fotossensíveis que captam e decodificam os estímulos luminosos e convertem em impulsos elétrico, que são enviados por meio do nervo óptico ao córtex visual onde a visão é processada.
MÁCULA
A mácula está localizada no centro da retina. É a região com maior concentração de cones (células responsáveis pela visão de detalhes), consequentemente, sendo a região de melhor visão. No centro da mácula há uma depressão, denominada fóvea, região formada apenas por cones, promovendo uma alta resolução da imagem captada.
CORÓIDE
Ocupa ⅔ posteriores do olho. Tem como função a nutrição da camada mais externa da retina. É composta por tecido conjuntivo frouxo: rico em vasos sanguíneos, fibroblastos, fibras colágenas, elásticas e substância intercelular amorfa.