Potencial visual evocado de varredura
O PVE de varredura é um eletroencefalograma que mede atividade elétrica cerebral, porém, da parte relacionada a visão. Este exame permite a medida da visão e a avaliação da integridade das vias que fazem conexão entre o olho e o cérebro. A visão apresenta vários elementos, como visão de detalhes (acuidade visual), visão de cores, visão espacial (campo visual), profundidade, contraste, entre outros. O PVE de varredura é o exame que realiza a medida objetiva da acuidade visual.
Pode ser realizado em todas as idades e sem sedação
Os métodos habituais de medida da acuidade visual realizados pelos oftalmologistas requerem idade mínima para uma informação confiável e capacidade de processamento cerebral. Assim, a vantagem do PVE de varredura em relação a estes métodos é que pode ser feito em bebês, crianças pequenas, crianças ou adultos com problemas neurológicos, síndromes e casos de baixa de visão sem causa associada.
Desta forma, o nosso método não necessita de nenhuma informação da criança ou do adulto e apresenta informação precisa do atual estado da visão. Destacamos que o exame deve ser feito com os óculos atualizados que permitam melhor acuidade visual.
Para quem é indicado?
O exame é indicado nos casos de baixa de acuidade visual sem causa orgânica, quadros de comprometimento neurológico, alterações nas estruturas oculares e para acompanhar o desenvolvimento da visão em bebês e crianças.
Alguns exemplos:
- Indivíduos com baixa de acuidade visual sem causa definida
- Catarata congênita
- Glaucoma congênito
- Estrabismo
- Ambliopia
- Convulsão
- Doenças genéticas
- Nistagmo
Como é realizado?
São utilizados eletrodos de pele, posicionados na testa, no topo e na parte de trás da cabeça (região cortical). O local é preparado com gel de limpeza e os eletrodos são fixados com pasta condutora.O paciente é posicionado em frente ao monitor onde são apresentados os estímulos em forma de grades. O eletrodo posicionado na região cortical capta as respostas para posterior análise.
Em pacientes com quadro convulsivo importante, indica-se o melhor controle das convulsões antes da realização do exame, quando possível.
Quanto tempo dura?
A duração do exame depende da condição clínica. Quanto melhor a atenção e a qualidade das respostas, mais rápido será o exame. Em média, cerca de 20 minutos.
Orientações
- Estar descansado;
- Evitar uso de creme ou gel de cabelo;
- Não realizar procedimentos que dilatem a pupila nas 24 horas que antecedem o exame;
- Não é necessário interromper uso de colírios, com exceção dos colírios para dilatação pupilar;
- Trazer óculos (ou lente de contato) se fizer uso, mesmo que não estejam atualizados e a receita;
- Trazer exames complementares (campo visual, retinografia, mapeamento de retina, entre outros);
- Não há cuidados específicos após o exame e a visão não é alterada;
Entrega do resultado
No dia ou em até 5 dias úteis.